Artesanato

A cidade de Protásio Alves destaca-se no artesanato de palha de trigo. O trigo é plantado, colhido e trabalhado por grande parte das famílias protasioalvenses. Hoje em dia o artesanato é feito pelas mulheres, mas há alguns anos atrás os homens também participavam ativamente desta atividade, trançando a palha nos serões, em horas vagas e em dias que não podiam desenvolver outras atividades

Com o passar dos anos foi-se percebendo a grande importância de nossas artesãs para o município, tanto para aumentar a renda familiar, quanto para levar nossa cultura para as cidades vizinhas conhecerem, estimulando assim a visita à nossa cidade para um maior conhecimento dos nossos costumes, cultura e história.

No ano de 2000 foi criada a Associação de Artesãos de Protásio Alves, com apoio fundamental da EMATER. Com essa Associação, facilitou os encontros de artesãs a fim de se tratarem assuntos diversos que visem os interesses do Artesanato, como principalmente aprimoramento das técnicas usadas

 

Como estímulo às nossas artesãs foi disponibilizado um local exclusivo para o artesanato, uma sala no prédio da antiga subprefeitura para exposição e venda dos trabalhos desenvolvidos. O prédio passou a chamar-se Casa da Palha e recebe visitantes do município e da região.
A Administração Municipal preocupa-se em preservar a cultura protasioalvense, desta forma procura sempre capacitar nossas artesãs, trazendo profissionais ao nosso município ou as levando a centros maiores para participação em eventos e cursos que visem o crescimento e aperfeiçoamento de seus trabalhos.
O artesanato pode ser encontrado na Casa da Palha e no Município, no Centro Administrativo, através do Grupo de Artesanato Palha de Trigo, Rua do Poço, 488, Fone: (54) 3276-1366 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
 
 

Prefeitura Municipal de Protásio Alves - RS